Nos dias 25 de novembro e 02 de dezembro o Museu Imigrante Holandês abriu mais uma vez os seus portões para festejar com um grande público. Na edição de 2023 a denominação tradicional do evento recebeu um título, um subtítulo e uma reformulação em sua identidade visual, tornando-se “Festival Multicultural Open Day – História, Gastronomia e Arte”. Esse incremento revela o intuito da Comissão Organizadora em ampliar o raio de alcance do evento.

Correspondendo a essa ideia, grupos artísticos das mais variadas áreas se inscreveram para se apresentar no palco do evento, alcançando o maior número de artistas já registrado. Sendo aproximadamente 120 no dia 25 de novembro e 90 no dia 02 de dezembro. Além dos artistas de Arapoti, o evento contou com a presença daqueles que vieram de municípios vizinhos como Jaguariaíva, Wenceslau Braz e Siqueira Campos. Foram números de dança de salão, dança contemporânea, ballet, teatro, música sertaneja, música pop, rap, poesia cantada e instrumentais, adultos e infantis.

Nos dois sábados o fechamento do dia de apresentações ficou à cargo dos grupos artísticos de Siqueira Campos, que com muito talento e entusiasmo animaram o público até os últimos instantes do evento, com música, teatro e exposição de artes plásticas. Os representantes do Grifo de Fogo Recriação Medieval também impactaram o público com a apresentação de suas armaduras, armas e pesquisas históricas por trás de suas peças.

O Espaço de Arte Ser Arteiro não apenas trouxe um pedaço de seu espetáculo de dança “Lendas Brasileiras” para o palco do Open Day, como também ofertou um Espaço Kids com as mais divertidas brincadeiras para o público infantil do evento. Tudo completamente gratuito.

A feira de artesanato e a praça de alimentação contaram com mais de 30 expositores em cada um dos dias do evento, com muitas opções, desde o vestuário, livros, objetos decorativos e plantas. Entre os produtos alimentícios, foi possível se deliciar com bolos, tortas, donuts, crepe, salgados, chopp, sorvete e até o tradicional bitterballen.

Outro destaque de todos os anos são as nossas exposições. Os nossos acervos, cada dia mais bem cuidados pela equipe técnica de conservação, que trabalha diariamente para  mantê-los nas melhores condições possíveis, tiveram suas histórias contadas por funcionários do museu e, também, por pioneiros da colonização. Uma verdadeira imersão na cultura e no cotidiano da época.

Sendo assim, é com profundo orgulho e felicidade que os funcionários, apoiadores, patrocinadores e amantes do MIH chegam ao fim de mais um Open Day. Tendo certeza do amplo impacto cultural e econômico do evento, que oportunizou inúmeras trocas para dezenas de artistas e artesãos, bem como lazer e conhecimento para famílias inteiras. Além disso, o festival contribuiu com uma ampla cadeia de serviços ligados à infraestrutura de eventos, como palcos, tendas e estruturas sonoras; limpeza; segurança; transportes; comunicação visual e marketing, entre outros.

Agradecemos, por fim, ao Governo Federal, Lei de Incentivo à Cultura, por meio da qual pudemos captar e executar recursos destinados pelos nossos patrocinadores: Coonagro, Engepeças, Grasp e Upl. Recebemos, ainda, um apoio imprescindível das cooperativas Capal, Ceral e Sicredi e da Prefeitura Municipal de Arapoti.

Confira abaixo as fotos e clipes desses momentos incríveis.

Osvaldo Matos – Historiador e Coordenador do MIH