HISTÓRIA, GASTRONOMIA E ENTRETENIMENTO

No dia 17 de junho de 2023, o Museu Imigrante Holandês realizou a 6ª edição da Festa da Imigração. A primeira edição do evento ocorreu em 2016, após a aprovação do Projeto de Lei 1678/2015 na Câmara Municipal de Arapoti. Tal lei instituiu oficialmente o dia 09 de junho como o Dia da Imigração da Holandesa, em alusão à data em que as primeiras famílias vindas diretamente da Holanda chegaram em Arapoti, no ano de 1960. Portanto, em 2023 completaram-se 63 anos do início dessa jornada.

Muitas foram as atrações que mobilizaram o público presente em torno das comemorações. Dentre elas, a reabertura de um espaço de exposição que esteve fechado por alguns meses para atividades de higienização e conservação preventiva do acervo. Com mais espaço para circulação, os visitantes puderam rever algumas das peças históricas do acervo com uma cara nova após o trabalho da equipe técnica do museu. As visitas guiadas contaram com o trabalho da equipe do MIH e de voluntários da comunidade que ao longo do trajeto relataram um pouco sobre as suas próprias vivências na colônia.

A praça de alimentação do evento foi muito procurada devido às opções de refeição, café, bolos, tortas e receitas típicas como stampot, bitterballen, speculaas, kruidkoek e sopa de tomate, que foram ofertadas ao público. As apresentações artísticas ficaram à cargo da Corporação Musical e do Grupo de Danças do Colégio Colônia Holandesa e do “Boerenkoor”, um coral de Castrolanda. Ambos mobilizaram a comunidade local e os demais visitantes em torno da cultura holandesa, em um fervoroso momento de celebração.

As crianças que visitaram o MIH nesse dia contaram com uma atividade especialmente preparada para elas. Um “Espaço Kids” montado pela equipe do Ser Arteiro para mobilizar as crianças em torno do resgate de brincadeiras do passado, como a confecção de pipas, pula corda, entre outras.

O MIH já tem data marcada para o próximo evento! Marque na sua agenda e não fique de fora. O tradicional ‘Open Day’ ocorrerá nos dias 25/11/2023 e 02/12/2023. Esperamos vocês!

Osvaldo Matos – Historiador e Coordenador do MIH