Entre os dias 15 e 21 de maio de 2023 ocorreu em todo país a 21º Semana Nacional de Museus, um evento articulado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e o Sistema Brasileiro de Museus (SBM). Essa data é escolhida devido ao Dia Internacional dos Museus, que se comemora em 18 de maio de todos os anos. Para não ficar de fora, o Museu Imigrante Holandês desenvolveu uma programação própria entre os dias 15 e 20 de maio.

O tema definido pelo IBRAM, a ser abordado esse ano durante as atividades, foi “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”. Atendendo a essa solicitação, a equipe do MIH elaborou uma Ação Educativa que buscou apresentar ao público-alvo (estudantes de ensino fundamental) a relação entre a vida humana e a natureza. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa pelos estudantes da 2ª Série do Ensino Médio do Colégio Colônia Holandesa, sob a orientação do Prof Alex, com o intuito de identificar algumas espécies animais e vegetais presentes no parque do MIH.

Munida dessas informações, a equipe do MIH elaborou um mapa do parque, que pode ser visto abaixo, contendo marcações com a localização de cada espécie a ser observada e, ainda, uma lista com descrições mais amplas a respeito de cada uma delas.

Contando, então, com a parceria da Prefeitura Municipal de Arapoti, mais de 18 turmas foram inscritas na Ação Educativa, totalizando mais de 370 estudantes e professores presentes.

Seguindo as orientações do mapa e da Equipe de Monitores do MIH, as crianças puderam explorar as espécies existentes no parque. A cada descoberta, era proposto um questionamento sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente, mostrando que a natureza está mais próxima do que imaginamos, bem como os efeitos da degradação ambiental podem afetar a vida humana de inúmeras formas.

Por fim, uma atividade criativa e descritiva foi apresentada aos estudantes, que puderam se expressar a respeito do conhecimento adquirido.

Com esse projeto o MIH espera ter contribuído para que a semente da sustentabilidade germine na consciência de todos os envolvidos. Isso no sentido figurado, mas, também literal, uma vez que entregou aos participantes um lápis-semente, que após o uso pode ser plantado, dando origem a uma nova árvore.

Sendo assim, gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão a todas as instituições que apoiaram esse projeto e também aos funcionários/as do MIH por possibilitarem uma vivência única para centenas de pessoas, num espaço acolhedor e muito profícuo para a produção de conhecimento, que é o Museu. Viva os Museus! Viva a Educação Ambiental e Patrimonial!

OSVALDO MATOS – HISTORIADOR E COORDENADOR DO MIH