O Paasvuren é um tipo de fogueira acesa como um ritual durante a Páscoa (Pasen) em algumas regiões dos Países Baixos e em outras partes da Europa. Para isso, a madeira é coletada e colocada em uma grande pilha, que às vezes chega a dezenas de metros de altura. Quando a noite cai no sábado, ou antes de amanhecer no domingo, o fogo é aceso criando um espetáculo que costuma atrair muitos espectadores e é um verdadeiro evento na comunidade local.

Acender uma fogueira de Páscoa é um costume antigo cuja origem antecede ao cristianismo. As fogueiras aparecem em registros históricos pelo menos desde 1559 e estão associadas à deusa Ostara. Os praticantes do ritual acreditavam que a combinação fogo e fumaça fornecia fertilidade. Durante o ritual as pessoas pulavam sobre o fogo ou, como o rebanho, eram conduzidas entre os fogos. Danças extremas ao redor da fogueira também aconteciam e havia muita bebida, o que resultava em muitos excessos.

No século XVII, o protestantismo realizou muitos esforços para acabar com essa tradição e os fogos de Páscoa foram banidos, porém a proibição não resolveu o problema e foi então que as fogueiras de Páscoa foram cristianizadas. A Igreja instituiu que o acendimento da vela pascal fosse realizado nessas fogueiras, simbolizando a luz da Páscoa, sinal da vitória sobre a morte através da ressurreição de Cristo.